Como dirigir blindados
28 de abril de 2025
Como dirigir blindados

Uma blindagem adiciona hoje entre 150 kg (sedã médio) e 250 kg (SUV grande). É algo como dois ou três adultos, o que cria a sensação de dirigir um veículo que está sempre carregado. Por isso, um blindado demanda muito mais atenção na direção do dia a dia. Suas reações são mais lentas e devem ser mais estudadas.
Por exemplo, exigem maior espaço para frear, o que obriga o motorista a dirigir mais distante do carro à frente. Na curva, um veículo alto, como o SUV, tende a apresentar inclinação excessiva, por causa do aumento de peso no alto (nos vidros).
O uso do blindado requer ainda a mudança de hábitos que parecem banais. É comum o dono se esquecer de travar as portas ou andar com janela ou teto solar aberto, o que anula todo o sistema defensivo proporcionado pela blindagem.
Há ainda cuidados que prolongam sua vida útil, como não bater a porta com a janela aberta: o vidro pode rachar se não estiver todo apoiado no batente. Também não se deve deixar a porta aberta mais que o tempo de entrar e sair, pois o peso extra pode empená-la. E os vidros só podem ser acionados com o motor ligado, para não sobrecarregar o sistema.
Também para preservá-los, evite deixar o veículo ao sol por longos períodos e, caso ocorra, não jogue água, pois o choque térmico pode trincá-los. Ao entrar na cabine, não direcione o ar-condicionado diretamente para os vidros, pois há o risco de delaminação – quando a camada plástica interna se descola do vidro.
No trânsito, opte pelas pistas laterais, onde a chance de evasão é maior. Nos semáforos, tente deixar 5 metros do veículo da frente – num ataque, haverá espaço para manobrar e estudar como abrir caminho. É também por causa da facilidade de superar obstáculos que muitos acabam preferindo um carro alto como o SUV.
Tais fatos mostram a importância de fazer um curso de direção defensiva ou específico para blindados. Ele ensinará a escapar sob o ataque de tiros (são usadas armas de paintball), para simular a condição de estresse do assalto, além de técnicas de controle do veículo em fugas e até condicionar o dono a não abrir a porta sob a pressão de uma arma, o que ocorre na prática com muitos motoristas dentro de um blindado.
Fonte: Revista Quatro Rodas

Aqui na Concept be safe, cada detalhe faz parte de uma experiência premium e isso vai além da blindagem. Agora, com a parceria exclusiva com a Meguiar’s Brasil, referência mundial em estética automotiva há mais de 120 anos, nosso ecossistema ficou ainda mais completo. Imagine entregar seu carro para ser protegido com a melhor tecnologia do mercado e, ao mesmo tempo, contar com o cuidado e o brilho que só os produtos Meguiar’s conseguem proporcionar. É proteção de alto nível por fora e por dentro, com aquele acabamento impecável digno de colecionador. No nosso centro de estética automotiva, os clientes já sentem a diferença logo no primeiro atendimento. São processos, produtos e técnicas reconhecidos mundialmente, feitos para quem não abre mão de exclusividade e resultado. A Concept be safe e a Meguiar’s Brasil compartilham o mesmo propósito: elevar o padrão de cuidado com seu veículo e garantir que cada detalhe conte uma história de segurança, inovação e sofisticação. Bem-vindo ao novo padrão em blindagem e estética automotiva.

Você já parou para pensar se, no momento crítico, aquela blindagem vai cumprir o que promete? A busca por um carro blindado nasce do desejo legítimo de proteger quem amamos e o que conquistamos. Mas, infelizmente, nem todas as escolhas são guiadas pela técnica, e isso traz dores que você não quer enfrentar, como: Proteção duvidosa: Optar pelo preço mais baixo pode custar muito caro. Materiais sem rastreabilidade e testes reais vendem apenas a ilusão de segurança. Blindagem é engenharia, não marketing. O carro nunca mais foi o mesmo: Ruídos internos, portas desalinhadas, falhas elétricas e perda de conforto são sinais de má execução. Blindar é proteger, não comprometer a experiência de dirigir. Desvalorização inesperada: Na hora de vender, blindados sem histórico confiável ou com vidros de procedência duvidosa assustam compradores. Verifique sempre a reputação da blindadora, os registros em órgãos de defesa do consumidor e as certificações dos materiais. Garantias que viram dor de cabeça: Prometeram cobertura ampla, mas somem quando você mais precisa. E, muitas vezes, a montadora pode negar a garantia de fábrica por causa da intervenção. Na Concept be safe, temos o Certificado de Garantia Suplementar, um compromisso técnico e jurídico que assume sua proteção se a montadora questionar a blindagem, desde que o cliente siga as condições estabelecidas. Como acertar de vez? Escolha com base em critérios técnicos, histórico comprovado e transparência. Com mais de 15.000 veículos blindados, materiais homologados e um pós-venda sólido, a Concept be safe cumpre o que promete: segurança balística sem destruir sua experiência de dirigir nem o valor do seu carro.

Em 120 dias, a Brabus Blindados by Concept levou o padrão Concept Be Safe à Paraíba. Veja como esse novo capítulo reforça a cultura de proteção no Nordeste. Há 120 dias, fincamos nossa bandeira no Nordeste ao licenciar a Brabus Blindados by Concept na Paraíba, um avanço que levou para a região o mesmo processo ISO 9001 que já protegeu mais de 15 000 veículos em todo o país. Desde então, a engenharia de blindagem nível III-A cruza as estradas paraibanas, com vidros de garantia estendida, pós-venda sólido e protocolos reconhecidos pelo Exército, IQA e Abrablin, agora com um novo sotaque. Nesses quatro meses, seguimos cumprindo rigorosamente os prazos contratados, e inspeções sucessivas confirmaram a consistência do padrão Concept be safe. Resultado: uma operação pronta para atender executivos, famílias e frotistas nordestinos com o mesmo compromisso que sempre guiou nossa trajetória, proteger vidas com excelência técnica e responsabilidade

Acabei de assistir um review sobre o novo Chevrolet Equinox EV e precisei trazer esse assunto pra vocês que vivem o universo da segurança veicular. Quem disse que inovação e proteção não podem andar juntas? O Equinox EV chega mostrando que tecnologia de ponta não está só no design ou na potência (são quase 300 cv!), mas em cada detalhe do uso diário. O “one pedal drive”, por exemplo, permite dirigir praticamente só acelerando, sem ficar revezando o pé no freio. Imagina essa experiência no trânsito urbano, além de conforto, traz controle total e eficiência energética. Outro recurso que me chamou atenção foi o pacote de assistências semiautônomas. O carro intervém na direção se detectar perigo no ponto cego. Isso, aliado a uma blindagem eficiente, eleva o conceito de segurança a outro patamar. Não é só sobre se proteger do imprevisível, é antecipar riscos antes que eles virem problema. E, sim: autonomia deixou de ser desculpa. Com até 443 km e toda a facilidade de monitorar funções pelo app, não existe mais desculpa para não investir em um elétrico. Quem já entrou num blindado no calor do verão vai valorizar: dá pra ligar o ar pelo celular antes mesmo de chegar no carro. O mais interessante é que, hoje, blindar um veículo elétrico de alto padrão já é possível. Na Concept evision, tecnologia, performance e blindagem se encontram para entregar proteção real, sem abrir mão do design, do conforto e do futuro. O futuro chegou e está blindado. Marcelo Gomes